English Español Deutsch Française Italiano

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cerimonial: Considerações Iniciais

Olá Meninas,
Hoje começo falando sobre cerimonial!!!
Se  você é noivinha que acabou de iniciar os preparativos ou se você está pasando por aqui no blog por acaso, provavelmente nem sabe qual a função deste profissional. Segundo o dicionário Aurélio:

 "O cerimonial é o conjunto de formalidades que devem seguir uma festa"

Na realidade o cerimonial trata-se basicamente de um grupo de pessoas composto na maioria das vezes por um profissional principal, chamado de cerimonialista e alguns assistentes. Esse grupo oferece geralmente dois tipos de serviço: o cerimonial para o dia e acessoria.

O Cerimonial do dia inclui a execução propriamente dita do evento ou seja, a equipe garante que tudo acontecerá exatamente do jeito que você desejou. Eles organizam desde o cortejo na igreja,  recepção dos convidados, até orientações para o buffet, momento para cortar o bolo e jogar o bouquet... Basicamente eles garantem que tudo seja feito na hora certa, da forma mais elegante e adequada possível. O bom cerimonialista atua como uma extensão dos anfitriões, no caso os noivos, que diante de uma recepção com tantos convidados, não são capazes de sozinhos cuidar para que todos estejam bem servidos e assistidos durante o evento.

Já a acessoria é uma etapa pré-evento, na qual o cerimonialista oferece seus serviços aos noivos afim de ajudá-los a selecionar fornecedores confiáveis e adequados ao orçamento do casal.

A maioria dos cerimoniais oferecem os dois serviços ou apenas cerimonial para o dia. Cabe ressaltar, que nem todos os cerimoniais  atuam decorando o evento. Essa é uma dúvida frequente entre as noivinhas principiantes (eu me incluo aqui). De fato, algumas decoradoras atuam como cerimonialista porem tratam-se de serviços distintos ok?

Depois de pesquisar e entender pra quê  o cerimonial servia, comecei minhas pesquisas em busca do cerimonial ideal que cabia no meu bolso (very important!!!).



Pedi orçamento para todo mundo (uhuuuu... afinal não arranca pedaço). Nessas pesquisas impossível não conhecer o trabalho da Emanuelle Missura do Blog Casar é Fácil, uma das cerimonialistas mais requisitadas do Rio. Além do Blog ela escreveu o Livro "Casar é muito Fácil", literatura obrigatória para as Bridezillas mais detalhistas. Mas para garantir o serviço dessa priofissional é bom contar com um orçamento pomposo (neste monmento pensando em largar a medicina e virar cerimonialista heheheh!!!). Brincadeiras a parte, ela é fera!!!


         
           [Emanuelle Missura]

Outro cerimonialista renomado é o Roberto Cohen. Este nem solicitei orçamento, já tinha certeza absoluta que não ia rolar($$$$$$$$$$$...$).
A verdade é que existe uma infinidade de profissionais no mercado atuando nesta area. Tem para todos os gostos, para todos os bolsos (Graças a Deus) e para todas as datas. Mas é bom lembrar que por se um serviço no qual o profissional dedica-se a apenas a um evento por dia, é bom garantir logo a data se você deseja alguma estrela no ceu dos cerimonias.







Foto: Blog Casar é Fácil

5 comentários:

  1. Mari, é isso mesmo.
    Responde as perguntas e depois passa pra 11 meninas!

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Antes de começar a preparar meu casamento eu achava que cerimonial era frescura, mas hoje que ele já passou vejo que é fundamental. Pelo menos uma acessoria pro dia os noivos têm que contratar sob o risco de surtarem se eles tiverem que organizar tudo no grande dia! Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog! Adorei! Você poderia me passar os orçamentas dos cerimonialistas que você orçou? Meu email é fsvasques@uol.com.br. Obrigada, Fernanda

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...