English Español Deutsch Française Italiano

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O terror das noivas : Peso, muito peso extra QUATRO SEMANAS DEPOIS - Dê o primeiro passo

Olá meninas, tudo belezinha?
Comecei a falar desta epopeia emagrecedora aqui. Depois disso, sim minha vida mudou, MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA essa é a frase !!! Parece lugar comum mas esse é o caminho.
Estava numa vida de pizza nos plantões, sobremesa todos os dias (nem sinto saudade do cheesecake de amora), churrasco diariamente e Mc Donalds 4 vezes por semana. Da viagem das ultimas férias faltou alfajor para os amigos, porque comi quase a caixa toda sozinha. Tá explicado o motivo de tanto peso que ganhei.
Toda semana aos domingos era sempre uma nova promessa: Essa semana eu começo a dieta!!! E aí a vontade não sobrevivia nem a primeira refeição da manhã, não dava tempo de tomar café em casa e aí era "obrigada" a me render ao pão com polenguinho do moço do estacionamento. Aí adeus dieta para o resto da próxima semana. Já estava ficando desacreditada por mim mesma heheh. Mas... eu dei o primeiro passo (Aleluia, aleluia, aleluia!!!) Confesso que o blog tem me ajudado a manter o objetivo. Falta muito para chegar lá, então não há nada a comemorar ainda.  Então vamos as dicas!
Primeiro passo: Dê o primeiro passo!!! Não basta ficar pensando: "eu preciso emagrecer", "começo a dieta semana que vem". É preciso uma motivação inicicial. No meu caso coloquei na cabeça que um ano antes era a época ideal para começar a ver o vestido. Isso será exatamente no início de dezembro. Eu não poderia tirar as medidas com toda aquela barriguinha que não me pertencia. Sendo assim, criei um objetivo. Criar um objetivo não é difícil, pense que o verão está chegando e que alguns quilos a menos (para quem está sobrando) não faz mal a ninguém.Para as noivas o objetivo fica ainda mais fácil de ser criado. Imagine só na ultima prova de vestido e coitadinho não cabe, tem que abrir um pouco (Nãaaaaaaaaaao). Em contrapartida, imagine ter que apertar um pouquinho! Sonho de qualquer noiva!!!
O segundo ponto após definir o objetivo, pense qual seria o objetivo exato, é mais ou menos assim... Pense em quantos quilos gostaria de perder. Para avaliar isso comece calculando seu IMC (índice de massa corpóral). É uma fómula simples que depende da altura e do peso:

IMC=   Peso em Kg
            altura x altura
Se preferir calcule direto no link.
O IMC não considera uma série de variáveis importantes como percentual de gordura do corpo e massa muscular. Entenda, músculo pesa mas é um peso do bem. Trocando em miúdos, o que é ruim mesmo é alto percentual de gordura no corpo. Por exemplo, um atleta fisiculturista, tem pouca gordura porém um peso considerável. Isso poderia distorcer a avaliação. Porém como trata-se de uma medida bastante objetiva, o IMC é amplamente aceito como fator a ser considerado, principalmente considerando uma população sedentária. Com o calculo do IMC, basta avaliar na seguinte tabela:


Uma outra avaliação importante seria a medida da circunferência abdominal. Sabe-se que essa medida acima de um determinado ponto, aumenta risco cardiovascular. Nas mulheres o ideal é que não ultrapasse 88 cm e nos homens 102 cm. Para realizar a medida é simles. Basta com uma fita métrica medir a circunferência do abdome na altura do umbigo. 

 Para aqueles que encontram-se fora do limite de peso normal  de acordo com IMC e ou com a circunferência abdominal maior que o ideal pronto, já sabemos quanto é necessário perder.
Porém na maioria dos casos (como é o meu caso), Graças ao bom Deus não ultrapassamos ainda os limites. Mas é importante se conhecer para que uma luz acenda quando se ganha muito rapidamente peso. No meu caso por exemplo, em um ano e meio minha vida mudou muito. Parei de fazer caminhadas diárias, comecei a me alimentar mal em plantões (vários deles), comecei a comer sobremesa todo dia (fuck!).  E aí meu bem, se você está como eu subindo a ladeira rumo ao IMC fora do limite aceitável, mexa-se antes que isso aconteça. Pra mim foi fácil definir, pesava dez quilos a menos. Então, preciso perdê-los!!!

Após 4 semanas, 28 dias comendo da forma correta:

  
Três quilos e meio a menos heheh!!!
Está marcado, depois eu volto aqui para falar sobre como alcançar o objetivo.





Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...